terça-feira, 13 de setembro de 2011

Legislação sobre reciclagem


CUIABÁ (MT) - Projeto de Lei em tramitação na Câmara de Cuiabá obriga as empresas de reciclagens, com sede em Cuiabá, a exigir comprovação de origem dos fios de cobre que adquirirem, tendo ainda, que manter registros e dados do vendedor do qual comprarem os fios. O autor da proposta, vereador Pastor Washington Barbosa, líder do PRB no Legislativo, explica que o objetivo, com a proposta, é contornar ou até mesmo dificultar o alto índice  de ocorrência de furto dos fios de cobre na Capital.

Durante a sessão ordinária realizada na Câmara, Washington Barbosa ressaltou que o furto dos fios de cobre além de gerar prejuízo para as empresas, causa danos para os usuários das companhias elétricas e telefônicas. Durante a apresentação do projeto, o vereador comentou uma reportagem divulgada pelo “Jornal A Gazeta”, do dia 21 de julho deste ano, na qual afirma que “cerca de 150 mil metros de fios de cobre foram furtados da iluminação pública das principais avenidas da nossa Capital nos últimos 10 anos”.

A matéria apontou também que “o material faz parte apenas das instalações subterrâneas, que estão nos canteiros centrais. No mercado, cada metro de fio custa R$ 5,10 (cinco reais e dez centavos), desta forma, o prejuízo é superior a R$ 765.000,00 (setecentos e sessenta cinco mil reais), já que a recuperação do sistema inclui ainda mão de obra de empresas contratadas pela Prefeitura Municipal de Cuiabá.”

Washington Barbosa acredita que “o projeto vai coibir e tentar identificar aqueles que vendem esses produtos sem destinação, muitos deles originários de furtos”. Argumentou, ainda, o parlamentar que “esse tipo de furto está se tornando comum, por isso a importância da proposta, para evitar que o poder público gaste com esses bens que deveriam ser utilizados por longas datas”.

Por Maurício Tambasco

Fale com o vereador:
prwashingtonbarbosa@hotmail.com

Publicado por Redação PRB em 12/09/2011 às 15h12

Nenhum comentário:

Postar um comentário