segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Superintendência movimenta “Semana do Peixe” em Mato Grosso


A Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no estado de Mato Grosso (SFPA/MT) vem promovendo reuniões para tratar da realização da “Semana do Peixe” no estado. O objetivo é articular e firmar parcerias para a campanha nacional, que ocorre entre os dias 03 e 17 de setembro, em todo o país. O evento é uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para estimular o aumento do consumo de pescado. 

Na última semana, a superintendente federal, Marlene Assunção, visitou a Colônia Z-1, onde também funciona a sede da Federação Matogrossense de Pescadores Profissionais Artesanais para uma participação especial na semana do peixe. “Pensei em destinar um espaço para a participação da Federação, porque é a esta classe de trabalhadores que nós, do Governo Federal, através do MPA, dedicamos incansavelmente nossos trabalhos, nossos esforços para que sejam prósperos, felizes e vivam com dignidade no exercício da sua atividade profissional e junto com seus familiares”, justificou  Marlene Assunção. 

Durante a campanha, a Federação terá um dia para expor o seu trabalho junto à comunidade local. A data escolhida foi 05 de setembro, na qual haverá, dentre outras atividades, uma palestra que contará a história dos pescadores no Brasil, seguida de exposição de fotos, apresentações culturais e uma gastronomia à base de peixe. 



Prefeitura Municipal 

Em reunião com a equipe da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Marlene discutiu sobre as estratégias para o sucesso da “Semana do Peixe”. A secretária de Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Tânia Matos, comentou que a prefeitura dispõe de um projeto chamado “Nosso Peixe”, que promove a venda do pescado a um custo reduzido, uma vez que o peixe sai direto do pequeno produtor para o consumidor através da utilização do “Caminhão Feira do Peixe” cedido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). 

Tânia disse ainda que esse programa atende os pequenos agricultores localizados no entorno da cidade, mas especificamente nas comunidades do Cinturão Verde, do Sucuri, de 21 de Abril e de Raizama. “O suporte dado a estes produtores vai desde a escavação dos viveiros, assistência técnica e capacitação dos mesmos fechando com a comercialização” afirmou. 

Para Marlene está tudo encaminhado: “Essa parceria já deu certo! Percebo que além de fixar a pequena propriedade, gerar renda, esse projeto poderá promover maior qualidade de vida a esse público carente, desprovido de recursos e que se enquadra no objetivo do ministério, que é implantar a cultura do consumo de peixe, razão pela qual reafirmamos o nosso apoio”, reforçou a superintendente. 

A reunião resultou na criação de um Grupo de Trabalho Pró-Semana do Peixe e foi oficializada a parceria entre a SFPA/MT e a Prefeitura Municipal de Cuiabá, que participará da campanha com as seguintes secretarias: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura, Saúde, Meio Ambiente e Comunicação.

O Grupo de Trabalho se reúne nesta semana para traçar as diretrizes para a realização do evento. 

Participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Tânia Matos; a analista ambiental do MPA, Maria Rosa Gonçalves; o diretor de Agricultura e Abastecimento do município Sivaldo, Francisco de Oliveira; e o coordenador de Agropolo, Reginaldo F. Lemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário