terça-feira, 21 de agosto de 2012

Tecnologia norueguesa pode ser transferida para o Brasil

NORUEGA -O ministro Marcelo Crivella (PRB), da Pesca e Aquicultura visitou o município de Ålesund, na Noruega, na última semana. O local é referência na produção e exportação de bacalhau. Crivella participou de apresentação no Porto de Ålesund, conheceu uma fábrica de bacalhau, e uma piscicultura em tanque-rede.
Crivella se reuniu com o gerente administrativo e financeiro do Porto de Ålesund, Tor Thunem Knutsen, e o capitão do Porto, Anders Bjørdal. Knutsen o informou que passam pelo Porto 1000 toneladas de peixe por dia.
Em seguida, o ministro visitou uma das quatro maiores fábricas de bacalhau do mundo, e conheceu os processos de salga, secagem e embalagem do produto. Crivella também visitou uma piscicultura em tanque-rede, cuja produção anual é de quatro mil toneladas. Deste total, 95% é exportado para outros países.

"Temos no Brasil condições tão boas quanto ou até melhores de utilizar os reservatórios com sistema produtivo em tanque-rede similares aos noruegueses. A cooperação bilateral permitirá a transferência de tecnologia para atingirmos uma maior produção", ressaltou o ministro.
Acompanharam o ministro os secretários do MPA Flávio Bezerra (PRB), do Planejamento e Ordenamento da Pesca; Maria Fernanda Nince Ferreira (Planejamento e Ordenamento da Pesca); a assessora Internacional, Lúcia Maierá; a chefe de Gabinete do Ministério, Margarett Cabral; e a delegação norueguesa composta pelos senhores Christian Enge, assessor sênior do Departamento de Aquicultura, Produtos Alimentícios do Mar e Mercados, do Ministério da Pesca e Assuntos Costeiros da Noruega; e o Sr. Johán Williams, diretor especialista do Departamento de Recursos Marinhos e Gerenciamento Pesqueiro da Noruega.

Fonte e fotos: Ascom MPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário